A Empresa

A Valoriza Energia é a idealizadora no Brasil do projeto de termovalorização de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) denominado URE Valoriza (Unidade de Recuperação Energética).

Dentre os projetos em implantação, destaca-se a URE Valoriza Santos, a primeira planta de termovalorização de RSU que entrará em operação no país, precisamente no município de Santos (SP), com capacidade de geração de 50 MWh de energia elétrica e termovalorização de 2000 toneladas/dia de resíduos provenientes da Baixada Santista. Esta energia gerada é capaz de atender uma cidade de 250.000 habitantes.

Outras UREs Valoriza estão em processo de licenciamento ambiental pelo Brasil e muito em breve estarão gerando energia elétrica, emprego, renda e, acima de tudo, um ambiente sustentável, em que todo o resíduo sólido urbano, que tinha como destinação final os aterros sanitários, agora será termovalorizado.

Modernos e consolidados sistemas de tratamento de gases, os mesmos utilizados nas mais de 500 UREs em operação na Europa, estarão presentes nas UREs Valoriza.

A Valoriza Energia, ainda, desenvolveu o projeto denominado UTR Valoriza, que são unidades de tratamento de resíduos, transformando o RSU em CDRB (Combustível Derivado de Resíduos Bioestabilizados), por meio de tecnologia implantada em parceria com a Waste Management Italia e cuja patente foi requerida no Brasil. O RSU, após tratado nestas unidades, e já sob a denominação CDRB, qualifica-se como um combustível de excelentes características físico-químicas para a utilização em caldeiras aquatubulares e flamotubulares. Novamente é a termovalorização dos resíduos sólidos se despontando como a alternativa eficiente e inteligente para a destinação final deste material.