A Empresa

A Valoriza Energia originou-se da associação entre a Terrestre Ambiental e a Ribeirão Energia no modelo SPE (Sociedade de Propósito Específico).

A Terrestre Ambiental Ltda. é uma empresa especializada no gerenciamento de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos), atuante em diversas cidades no estado de São Paulo e que detectou em 2010 um aumento significativo na geração de lixo urbano, bem como as suas consequências ambientais. Desde então, buscava-se uma solução técnica e economicamente viável para solucionar o problema dos resíduos sólidos urbanos a longo prazo.  

A Ribeirão Energia S.A., é uma empresa especializada em projetos na modalidade EPC (Equipment Procurement Construction), em regime turn key.

​​

Em 2016, fruto desta parceria, as duas empresas iniciaram os estudos de viabilidade técnica e financeira para a implantação de uma planta térmica utilizando, como combustível, o RSU disponível na coleta urbana das cidades de Santos, Guarujá, Bertioga, São Vicente e Cubatão, região de forte atuação da Terrestre Ambiental.

Após vários estudos e visitas às plantas em operação  na  Europa, Estados Unidos e Ásia, as empresas associadas optaram pela utilização de tecnologias disponíveis no mercado nacional, com a aplicação de soluções técnicas adquiridas durante anos de trabalhos realizados nas áreas de co-geração de energia elétrica de setores industriais no Brasil e no exterior. Em setembro de 2018 as empresas decidiram iniciar os trabalhos de implantação deste novo e importante projeto. Para isto, foi criada uma nova empresa, a Valoriza Energia SPE Ltda., que a partir de outubro de 2018 passou a ser a responsável global pela implantação e gerenciamento do empreendimento.

 

A operação e a manutenção desta URE - Unidade de Recuperação Energética, localizada no município de Santos-SP, ficará a cargo da Ribeirão Energia.

Logo_terrestre.png
Ribeirão_Energia.png