A URE Valoriza Santos

A URE Valoriza Santos é uma Unidade de Recuperação Energética que termovaloriza resíduos sólidos urbanos, para geração e comercialização de energia elétrica.

Aterro Sanitário CGR Terrestre

URE Valoriza Santos

O empreendimento será instalado em área lindeira ao aterro sanitário CGR Terrestre (Sítio das Neves), e utilizará a tecnologia mais empregada em outros países para o tratamento térmico de resíduos sólidos urbanos com aproveitamento energético. O desenvolvimento do projeto e a fabricação dos principais equipamentos do empreendimento, tais como as câmaras de combustão, as grelhas, as turbinas de condensação, as chaminés, entre outros, serão inteiramente nacionalizados, movimentando recursos e gerando postos de trabalho na economia do Estado de São Paulo.

A URE Valoriza Santos terá capacidade para receber e tratar a totalidade dos RSUs recolhidos pelo serviço de coleta regular e atualmente dispostos no aterro CGR Terrestre, que recebe em torno de 1.400 a 1.500 toneladas de resíduos por dia (dados de 2019), resultando assim, em uma solução de longo prazo para a destinação final dos RSUs dos 7 municípios da Baixada Santista, quais sejam, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Guarujá, Bertioga e Cubatão. A termoelétrica terá potência instalada de 50 megawatts/hora e a energia elétrica gerada na URE será exportada a partir de uma subestação, interligada ao sistema da O.N.S (Operador Nacional do Sistema), via linha de transmissão. A quantidade de energia gerada é suficiente para atender uma comunidade de aproximadamente 250.000 habitantes.

NOTA: Somente os resíduos sólidos já rejeitados pelas organizações e cooperativas de coletas seletivas e atualmente já destinados ao aterro sanitário CGR Terrestre, serão termovalorizados na URE Valoriza Santos, um empreendimento 100% privado, assim como os recursos alocados.